BEM-AVENTURADOS - Mateus 5.5
"...os mansos, porque herdarão a terra.”
Publicado em 14/02/2024
“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra.” Mateus 5.5
Ser manso é uma virtude, algo que o próprio Cristo viveu e nos deixou como instrução. Ao contrário do que muitos pensam, ser manso não é deixar o seu direito de lado ou ser passivo a toda forma negativa que somos tratados.
Quem age com mansidão aguarda com paciência e sabe que sua justiça vem do Senhor, assim como está escrito:
“Meus amados, não façam justiça com as próprias mãos, mas deem lugar à ira de Deus, pois está escrito:
“A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.” (Romanos 12.19)
Ser manso é ter paciência e acreditar na Soberania de Deus! Quando aprendemos a ter essa virtude não agimos impulsionados pelo desejo de revidar, mas conseguimos lembrar que Cristo foi muito paciente, amoroso e respondia com sabedoria e temperança diante de todo seu sofrimento, demonstrando piedade e misericórdia com seus acusadores e agressores.
A mansidão é uma das virtudes dos bem-aventurados, que herdarão a terra.
Que terra seria essa?
Aqui podemos entender por benção especial da parte do Senhor. Como exemplo de Canaã, terra prometida ao povo judeu. Herdar essa terra foi uma grande benção, foi uma promessa cumprida da parte do Senhor, que é sempre fiel ao que promete.
Os mansos, dentre outras características que fazem parte daqueles que receberam as Boas Novas e creram, são herdeiros de novos céus e novas terras. Somos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo.
“Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.” 2 Pedro 3.13
“E, se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se com ele sofremos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8.17
A mansidão produz paz e exemplifica uma das lindas virtudes de Cristo, bem-aventurados os mansos!